
(A imagem é de Hórus,deus dos céus)
E o outono dá lugar ao inverno hoje, dia 20 de junho,às 20.59h.è a última fase do ciclo anual das estações.
Os dias podem ser quentes, mas nossos pés sentem que a terra está mais fria. A noite chega mais cedo, vai ficando mais longa. Já não nos sentimos tão expandidos. Somos atraídos para o aconchego e buscamos calor nas comidas, na proximidade do fogo-lareiras, fogueiras...porque nosso corpo,parte da terra, está esfriando. Se aqui fora o calor diminuiu,lá dentro ele se concentra. Economizamos energia,guardamos calor-suamos menos.A palavra hibernar nos sugere recolhimento,descanso. A vida sabiamente se prepara no silêncio , no mistério da escuridão para nos surpreender adiante, na primavera !
Como todo processo que finda, vem a sensação de vazio e expectativa. OLhar para trás, liberar o que já foi vivido, sonhar,confiar no que ainda não tem forma...O inverno é um tempo para contatarmos a natureza feminina-que aceita o mistério sem tentar controlar,espera pacientemente, conectada com o sentir, com o seu coração que sente o pulsar da vida lá dentro ganhando força de manifestação.
Nossos antepassados acendiam fogueiras e clamavam pela força do fogo, pelo renascimento do Deus sol, que viria pelo ventre da deusa, para que a vida continuasse. Em todas as religiões se criam formas de participar do mistério celebrando, ritualizando essas passagens. Continuamos clamando pelo fogo do amor, da consc`^encia, da fé,da verdade, da alegria para que a vida se preseve e continue em todos o níveis.
O solstício de inverno no hemisfério norte é na tradição cristã a festa de natal- o renascimento do deus menino.
Aqui no sul é a festa de S. João e o mês dos santos homens.Em ambas a presença do fogo como elemento principal.
Sentimos esse fogo penetrar em todas as nossas dimensões- aquecendo o corpo, trazendo alegria e ânimo, nos fazendo realmente sentir que a vida não morre...
Vamos então cantar como crianças "São João, S. João, acende a fogueira no meu coração..." e viver esse inverno com sabedoria.
Feliz inverno com a força dos santos homens e o acolhimento da mãe terra.
Eliane maria


