Minha lista de blogs

sábado, 27 de outubro de 2007

Aprendendo a Amar



O amor precisa ser aprendido?

Mais que um simples sentimento,o amor e uma arte,uma habilidade. Por isso,não basta encontrar uma pessoa certa para amar. É preciso aprender a amar essa pessoa. E isso exige teoria e prática,como em toda arte, e uma grande atenção para as mudanças à nossa volta.

O amor é uma arte muito especial, pois estamos sempre aprendendo, sem nunca acabar o aprendizado, pois a pessoa que amamos está em permanente mudança, assim como nós próprios e o mundo à nossa volta.


Amar para quê?

Ninguém nasceu para viver sozinho, por isso o amor é tão importante,pois ele cria uma espécie de ponte que une diferentes personalidades.
Isso não significa que duas pessoas que se amam se transformam numa só. É o contrário.Para seduzir e manter o outro a quem amamos,precisamos aperfeiçoar o que há de melhor em nós, e não se consegue isso através da anulação, mas do aperfeiçoamento de nossa própria individualidade.


Por que dar é melhor que receber?

O amor não é uma mercadoria de troca, um negócio que envolva um permanente toma-lá-dá-cá. Ninguém perde quando ama mas é o contrário.
Quanto mais damos amor; maior capacidade ganhamos para amar. A gente não fica fraca ou mais pobre quando ama. A gente cresce quando ama.


Quem ama também briga?

Não há duas pessoas iguais no universo. Se somos diferentes uns dos outros, é natural existirem pontos de atrito e divergência, mesmo entre pessoas que se amam. Existem, entretanto, diferentes maneiras de expor nossas diferenças. A mais correta é através do diálogo, da conversa franca. A violência, seja por gestos ou palavras, nunca se justifica. Quem ama nunca agride.

O grande desafio de quem ama é ter a sabedoria de lutar pelo que pode ser mudado e ter paciência para aceitar o outro como ele é,ajudando e criando condições favoráveis para a mudança.


Acertar no amor é encontrar a pessoa certa para amar?

Não basta sentir-se atraído por alguém para dar certo no amor. A paixão e a atração física são muito importantes, pois nos conduzem ao encontro do outro. Mas são momentos passageiros. E como colher uma flor. No início ela é linda e perfumada, mas logo depois murcha e morre.

A paixão é um ingrediente importante do amor, mas quando ela acaba - porque tem uma natureza efêmera - é o amor que mantém a união. O amor é como o jardim que cultivamos diariamente e, por isso, as flores estão sempre lindas e perfumadas.


Amar é cuidar um do outro?

Se alguém diz que gosta de flores, mas não se esforça para cuidar delas, pensa que ama, mas não ama de verdade.

O amor verdadeiro se preocupa com o crescimento. Não deseja que o
outro cresça para nos pertencer, mas para si próprio, para ser o melhor de suas potencialidades.

Nenhum comentário: